Elita Ferreira


Escritora, psicóloga e professora. Nasceu em Catende, Mata Sul de Pernambuco, mas foi criada em Palmares, cidade vizinha, onde viveu sua infância e adolescência. E como a maioria dos jovens sonhadores, veio para a capital, Recife, cursar faculdade. Fez Psicologia Clínica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Filha de ferroviários fez concurso para a Rede Ferroviária Federal, ocupando várias funções. Foi a primeira mulher Operadora de Movimento de Trens, função árdua que a fazia cumprir escalas em horários e dias alternados onde, até então só exercida por homens. Participou ativamente do movimento sindical, tendo sido também a primeira mulher eleita Presidente do Sindicato dos Empregados da Rede Ferroviária do Nordeste.
Com o seu companheiro Arnaldo e alguns amigos, participou da criação da revista "A Região", em Palmares, uma revista de variedades que se destinava a romper as barreiras da comunicação nas cidades do interior da Zona da Mata de Pernambuco. Com o mesmo grupo e um texto seu, nascia em 1983 a Edições Bagaço, da qual foi sócia-fundadora. Em 1983, nascia sua primeira e única filha: Maria Clara, a quem dedicou muitos dos seus livros.